Sindicato fecha SX na manhã desta segunda para denunciar contratações fraudulentas do Santander

26 de agosto de 2024

Desde julho os bancários negociam com os representantes dos bancos um novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) pelo período dos próximos dois anos. O Sindicato dos Bancários de NH e Região já realizou seis manifestações em frente aos bancos de Novo Hamburgo, conscientizando a categoria e a população sobre as irregularidades sofridas pelos trabalhadores dos bancos.

Na manhã desta segunda-feira, dia 26 de agosto, os SindiBancários de NH e Porto Alegre se mobilizaram para fechar as portas do SX Negócios, empresa do Santander que “terceiriza” o trabalho bancário, pagando muito menos a seus empregados e retirando os direitos direitos.

Com faixas e panfletos, os sindicatos realizaram a conscientização dos empregados da SX, chamados pela empresa de “telemarketing”. “O Santander criou uma empresa para realizar o serviço bancário sem precisar pagar bancários. Isso é uma fraude trabalhista sem precedentes na história do país. Os bancos acham que podem tudo, que estão acima da lei”, criticou o presidente do SindiBancários NH, Everson Gross.

Em um comparativo, os atendentes de telemarketing do Santander trabalham 44 horas semanais, enquanto os bancários, que realizam o mesmo serviço, trabalham 30 horas. A jornada de um bancário é de 6h diárias, de segunda a sexta, enquanto os atendentes trabalham em escada 12×36, inclusive aos finais de semana.

Quando o assunto é remuneração e direitos, os dados são ainda mais alarmantes. Confira a tabela:

O presidente Everson destacou que a negociação com os bancos encerra no final de agosto. “Já estamos há 2 meses nas frente das agências, conversando com a categoria, com a população. Muita gente acha que o trabalho bancário é fácil, confortável. O que a população não sabe é que, depois dos professores, é a categoria de trabalhadores que mais adoece em função dos assédios e abusos praticados dentro das agências. Nossa campanha nacional está acontecendo em todo o Brasil, não só aqui na SX ou na frente das agências. E não aceitaremos que os bancos, as empresas que mais lucram com o sofrimento do povo e do trabalhador, tirem direitos e a dignidade dos seus empregados”, pontuou Everson.

Localização

Rua João Antônio da Silveira, 885, Centro, Novo Hamburgo

Revista ContraOrdem

EDIÇÃO 1
Junho 2021
Ver essa edição Ver edições antigas

Novidades pelo whatsapp

Inclua o número (51) 99245-5813 nos contatos do seu celular.

Parceiros:

Direitos reservados - Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região