O Santander informou nesta quarta-feira (8) que irá pagar no dia 28 de fevereiro a segunda parcela da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), referente a 2022. Na data, o banco fará também o pagamento de regra básica da PLR (teto de 2,2 salários), adicional da PLR, PPR, PPE e PPG para os funcionários elegíveis.
A anúncio ocorre oito dias após solicitação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) para antecipação do pagamento da segunda parcela da PLR.
O que é PLR?
PLR ou Participação nos Lucros e Resultados é uma das grandes conquistas dos bancários que garante, como o nome diz, um percentual de retorno do lucro dos bancos para o bolso dos bancários. A categoria bancária foi a primeira do país a conquistar esse direito, em 1995.
É preciso lembrar que esta conquista não veio gratuitamente. Após uma mobilização nacional dos trabalhadores e trabalhadoras e anos de negociações entre os sindicatos e os representantes dos bancos, a PLR foi garantida na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Apenas cinco anos mais tarde a lei 10.101/2000 determinou o pagamento da PLR para trabalhadores de outras categorias, submetida a um acordo entre patrão e empregados, supervisionado pelo sindicato.
Renovação dos direitos
A cada dois anos os sindicatos negociam a renovação dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores com os bancos. Desde o início do pagamento da PLR, diversas melhorias foram conquistadas nas negociações. Em 2022, o sindicato garantiu a renovação do pagamento da PLR para 2023 e 2024.