A Fetrafi-RS lança no dia 24 de novembro, às 9h30, a Cartilha da campanha em defesa dos Direitos dos Trabalhadores. A atividade ocorre na sede da Federação, em Porto Alegre e contará com painel do sociólogo Guilherme Boulos, coordenador nacional da Frente Povo sem Medo. O evento é aberto ao público em geral, com ênfase para dirigentes sindicais, outras categorias e movimentos sociais.
A Campanha em Defesa dos Direitos foi lançada pela Fetrafi-RS em julho deste ano, a fim de mobilizar a categoria bancária para a luta contra retrocessos trabalhistas e sociais. A iniciativa foi integrada à agenda da Campanha salarial dos Bancários no RS, dando visibilidade para os riscos de perda de conquistas da classe trabalhadora em geral.
“O objetivo desta cartilha é mobilizar tanto a nossa categoria quanto o conjunto da classe trabalhadora para a luta coletiva. Precisamos estar preparados para enfrentar a onda de ataques aos direitos trabalhistas e sociais, que integra a agenda do governo ilegítimo e conservador. Temos projetos de lei, e PECs em tramitação que constituem grandes retrocessos para o povo brasileiro”, avalia o diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Baes Bacelo.
De acordo com o dirigente sindical, entre os piores temas na pauta do atual governo estão as reformas da previdência e do ensino; a limitação dos investimentos públicos e a terceirização das atividades fim. “Trata-se de um conjunto de medidas que podem desconstituir rapidamente o estado mínimo de bem estar social, que levamos décadas para conquistar”, enfatiza Juberlei.
Sobre o painelista
Guilherme Boulos é formado em Filosofia pela USP, onde ingressou em 2000, e especializado em Psicologia, disciplina que atualmente leciona. Na juventude e nos anos de formação engajou-se no movimento estudantil. Ingressou no MTST em 2002.
Boulos ganhou espaço na grande mídia em 2014, na esteira das mobilizações sociais em torno da Copa do Mundo, em especial a ocupação Copa do Povo, levada à cabo pelo MTST no início de maio. Em junho do mesmo ano tornou-se colunista semanal do site do jornal Folha de São Paulo. Em fevereiro de 2015, passou a integrar, junto com o deputado federal Jean Wyllys e a jornalista Laura Capriglione, o programa de debates Havana Connection, criado e mediado pelo jornalista Leonardo Sakamoto, no portal UOL.
FONTE: Comunicação/Fetrafi-RS
FOTO: ilustrativa / UOL Economia