Mais uma vez a atuação do Sindicato dos Bancários de NH e Região foi fundamental para garantir um tratamento digno aos trabalhadores. Nesta semana, um bancário do Bradesco foi readmitido, após a intervenção da entidade.
O trabalhador havia voltado de licença do INSS. Pela lei, ao retornar, existe estabilidade de 60 dias. Porém, o bancário já havia entrado na Justiça para provar que sua doença é ocupacional, ou seja, causada pelo trabalho. Ele venceu o processo, o que garantia o direito de estabilidade estendida para um ano.
Porém, no final de julho, o banco não respeitou a decisão judicial e o demitiu antes do período de estabilidade. O Sindicato entrou em contato em diversos momentos com o Bradesco, apontando a ilegalidade da demissão. Mesmo com a insistência do banco em manter a demissão, o Sindicato seguiu atuando para garantir que a decisão judicial fosse cumprida.
A ação teve retorno no início de agosto, quando o bancário recebeu comunicado da direção do Bradesco sobre a reversão da demissão administrativamente, solicitando que ele voltasse à sua função no banco.
“Essa é a função do Sindicato. Lutar para que a justiça seja feita para todo e qualquer trabalhador e trabalhadora. Mas para conseguir esse resultado, foi fundamental que o bancário buscasse o auxílio do Sindicato, procurasse a orientação e informasse a sua situação. Muit@s trabalhador@s não buscam os seus direitos e acabam aceitando tudo que o banco impõe, por mais injusto que seja. Meu conselho: “procure o Sindicato sempre que julgar necessário. Relate o que vem acontecendo nas agências/regionais/superintendências. Diga pelo o que você ou um colega vem sendo submetido. Caso se sinta injustiçado em alguma situação conte com nossa ajuda, conte com os Dirigentes Sindicais e equipe. Estaremos ao seu lado”, relatou Bruno Louzada, dirigente do SindiBancários.