O Comando Nacional do Bancários aproveitou a primeira reunião do Grupo de Trabalho Bipartite de Requalificação e Realocação Profissional, para cobrar da Fenaban o cumprimento da ampliação da licença paternidade de 5 para 20 dias e o pagamento do Vale-Cultura.
Licença Paternidade
Conquista da Campanha Nacional 2016, a ampliação da licença paternidade está prevista na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Ela está atrelada à renovação pelo governo federal do programa Empresa Cidadã. Porém, os sindicatos de todo o país têm recebido denúncias de bancários de que esse direito não estaria sendo respeitado por algumas instituições financeiras sob a alegação de que o governo federal não teria estabelecido o benefício fiscal.
Vale-cultura
O programa Vale-Cultura também está com problemas, apesar de com a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), no dia 14 de dezembro pelo Congresso Nacional, os recursos necessários à renúncia de receita decorrente da prorrogação do benefício, que destina R$ 50 mensais a trabalhadores para a aquisição de bens e produtos culturais, foram previstos.
FONTE: Fetrafi-RS
FOTO: reprodução / Fetrafi-RS