Na noite desta quarta-feira (30), bancários e bancárias de toda a região se reuniram em assembleia na sede do Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo e Região. Na pauta, o percentual pago por sócios e não-sócios nas ações coletivas vencidas pelo Sindicato na Justiça.
Durante a Assembleia, os empregados dos bancos aprovaram por unanimidade as mudanças no pagamento da taxa do Fundo para a Defesa dos Direitos (FDD) e honorários advocatícios. Antes, tanto sócios quanto não-sócios pagavam 5% sobre o valor das ações coletivas vencidas pelo Sindicato. A partir de agora, apenas os sócios terão este benefício. Os não-sócios passarão a pagar 15% para o FDD. Sobre os honorários, a Assembleia aprovou que os novos valores para não-sócios sejam estipulados pelos advogados.
O presidente destacou a importância de valorizar cada vez mais os sócios. “Estar associado ao seu Sindicato é um escolha. É escolher lutar não apenas por si, mas por toda a categoria. Estar associado é fortalecer toda a rede que protege os bancários dos abusos cometidos pelos chefes. Infelizmente, o que ainda vemos, é que muitos trabalhadores ficam alheios a isso, apenas se beneficiando das conquistas coletivas, mas sem fazer a sua parte mínima, que é estar associado. Esta mudança aprovada em assembleia vem para garantir que aqueles que participam da luta pelos direitos, através da sua associação à entidade, tenham mais benefícios do que aqueles que apenas se beneficiam das conquistas sem fazer parte desta luta”, relatou Everson.