Através das mãos do artista visual Bruno Schilling, a sede do Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo e Região se transformou em uma verdadeira obra de arte a céu aberto. Entrega esta semana, o “Mural dos Bancários”, obra que cobre toda a fachada da entidade sindical, entra para o patamar de um dos maiores murais artísticos da região.
“A intenção do Sindicato é valorizar a arte como um todo e desmitificar o grafite, por muito tempo considerada uma arte marginal. Para isso, escolhemos um artista local, artista de rua que ganhou visibilidade e hoje é destaque em todo o Estado. É uma obra contemporânea, que embeleza não apenas o nosso prédio, mas toda a nossa região. Certamente uma obra que vai atrair os olhares e fazer refletir sobre o espaço da arte em nossa cidade”, ponderou o presidente do Sindicato, Everson Gross.
O artista visual Bruno Schilling destacou o trabalho de pesquisa de grandes muralistas da história da União Soviética, especialmente com referências da revolução científica. “Para o primeiro mural, utilizamos a referência de um átomo em expansão, dentro da minha linguagem artística de abstratismo geométrico. Mesclamos isso à elementos centrais, como o trabalhador, a sociedade e o Sindicato, que faz a junção entre os dois primeiros”, relatou. O artista destacou que o trabalho é completamente autoral. “É muito gratificante ser contratado por alguém que respeita muito o processo criativo e que valoriza a arte plenamente. Este é o meu maior painel em Novo Hamburgo, minha cidade”, pontuou Schilling.