Durante a rodada de negociações desta quinta-feira, dia 20, a Fenaban apresentou mais uma proposta para diminuir direitos dos bancários e bancárias brasileiros. Desta vez, a proposta é retirar a 13ª cesta alimentação e diminuir a gratificação de função de 55% para 50%. Não apresentou proposta para as demais reivindicações dos bancários. Na mesa anterior, na terça-feira 18, a Fenaban já havia proposto reduzir a PLR dos bancários em até 48%. O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta na mesa.
Assembleia na terça 25
Diante das propostas da Fenaban, extremamente prejudiciais aos trabalhadores, o Comando decidiu convocar assembleias nas bases de cada sindicato. Será na terça-feira 25, de forma virtual.
Bancos continuam lucrando
Mesmo neste momento de crise econômica, os bancos seguem lucrando alto. No primeiro semestre deste ano, o lucro dos quatro maiores – Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil – chegou a R$ 28,5 bilhões (Caixa ainda não divulgou seu balanço).
Em 2019, os lucros somados dos cinco maiores alcançou R$ 108 bilhões, um crescimento de mais de 30% em relação a 2018. E a economia já estava em crise.