Em 2020, os bancários comemoram 25 anos da conquista sindical da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Em 1995, uma luta nacional dos trabalhadores e seus representantes e que durou anos de negociação, chegou ao fim, com a garantia do direito ao PLR a todos e todas os bancários e bancárias. Na última negociação, 1,5% do valor recebido pelo trabalhador é destinados às entidades sindicais representantes da categoria. Este ano, porém, o Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo e Região informa que devolverá a sua parte aos bancários.
“Esta é uma decisão que tomamos ao longo dos anos, de sempre devolver a parte da contribuição ao Sindicato para os trabalhadores”, explicou Everson Gross, presidente do SindiBancários.
O presidente lembra que não é preciso solicitar a devolução. “O crédito acontecerá diretamente a todos os bancários, sem necessidade de solicitação”, diz Everson. É importante destacar que o valor devolvido é apenas o correspondente ao Sindicato de Novo Hamburgo e Região. Dos 1,5% de contribuição pagos sobre a PLR, 70% deste valor fica com o SindiBancários NH. Este é o valor que será devolvido. Dos 30% restantes, 10% é destinado à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), 15% com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) e 5% com a Central Única dos Trabalhadores (CUT).