O Banrisul completa hoje 90 anos, e toda sua trajetória deve ser creditada aos trabalhadores e trabalhadoras do banco, que contribuíram e contribuem para essa história de sucesso de um dos poucos bancos públicos existentes no Brasil.
O Banrisul foi criado para beneficiar a economia e o progresso do RS. Assim, em 12 de setembro de 1928, o então presidente do Estado, Getúlio Dornelles Vargas, criou-o com o objetivo primeiro de empréstimos de longo prazo, uma solicitação insistente dos pecuaristas locais. Suas letras hipotecárias tinham garantia do Estado, facilitando sua colocação no mercado interno, e no exterior, a principal fonte de recursos para empréstimos de longo prazo. Entretanto, como os créditos hipotecários tinham baixo retorno, o Banco criou desde o início uma carteira de empréstimos de curto prazo, oferecendo um fluxo contínuo de empréstimos tanto à lavoura principalmente de arroz, como à pecuária e à indústria do charque – crédito ansiado pelos pecuaristas gaúchos
Em setembro de 1965 contava com uma rede de 135 agências, em 6 estados do Brasil. No ano seguinte, perseguindo a meta de se tornar a “Maior rede bancária gaúcha”, inaugurou mais dez agências, atendendo 108 municípios gaúchos, em nove estados, com 3524 funcionários. Num processo de conglomeração, a partir de 1965 adquiriu a Companhia União de Seguros Gerais e a Companhia de Armazéns Gerais do Rio Grande do Sul, em 1969 incorporou o Banco Regional de Pernambuco, em 1970 o Banco do Sul do Brasil sediado em Blumenau e com dez agências em Santa Catarina.
Em 1971, visando uma imagem mais positiva e popular, mudou sua sigla de BERGS, para outra mais eufônica: BANRISUL. Ao final de 1972 era o maior banco gaúcho, com 161 agências.
Sua missão deve ser promover o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul e atender pessoas de todos os segmentos econômicos e sociais. O Banrisul é uma sociedade de economia mista, sob forma de sociedade anônima, cujo maior acionista é e deve continuar sendo, o Estado do Rio Grande do Sul, com 56,97 % de participação. Possui 517 agências em 10 estados brasileiros, além de 2 agências no exterior. No Rio Grande do Sul participa em 98,52% da população gaúcha, com 494 agências e 187 postos de atendimento.
Como banco múltiplo estadual atua nas carteiras comercial, crédito financiamento e investimento, crédito imobiliário, desenvolvimento, arrendamento mercantil e de investimento.
Na carteira comercial desenvolve produtos, viabiliza investimentos, fortalece as relações com o setor público, o agronegócio, micro, pequenas e médias empresas e setor de serviços. Como banco de desenvolvimento, é articulador de negócios e principal parceiro da cadeia produtiva. Na atuação social, dedica-se a fomentar projetos para melhorar a qualidade de vida dos gaúchos, principalmente, nas áreas da educação, cultura, esporte e meio ambiente. Por isso é imprescindível que continue sendo um banco público.
Sem dúvida nenhuma, esses 90 anos de sucesso devem ser creditados principalmente aos bancários e bancárias que trabalharam e trabalham com afinco e determinação para manter o Banrisul funcionando a pleno vapor, mesmo com todos os percalços promovidos pelo atual governo do Estado.
Parabéns banrisulenses!