O Pré-acordo Coletivo dos Banrisulenses foi assinado no último dia 11, na direção geral do Banco, em Porto Alegre. A assinatura do documento permitiu a agilização do pagamento das verbas garantidas pelos trabalhadores, após 31 dias de greve. Nesta sexta-feira (14) foram creditados o pagamento da regra básica da PLR – de acordo com os critérios definidos na negociação da Fenaban – e a PLR/Banrisul; abono de R$ 3.500 e as diferenças nas verbas de natureza salarial referentes ao mês de setembro.
A renovação do Aditivo por dois anos (2016-2018) – a exemplo da mesa única com a Fenaban – é um resultado efetivo diante da grande greve realizada pela categoria. A greve nacional dos bancários iniciou no dia 6 de setembro. De acordo com o levantamento feito pela Fetrafi-RS e sindicatos, no último dia de movimento 241 unidades do Banrisul estavam fechadas no RS.
Ao longo desse período ocorreram duas negociações específicas. A primeira rodada ocorreu no dia 2 de setembro, quando não houve qualquer avanço na pauta dos trabalhadores. A segunda e última reunião foi realizada na Fetrafi-RS, no dia 6 de outubro. Após mais de três horas de negociação, o Comando dos Banrisulenses orientou pela aceitação da proposta do Banco.
Itens garantidos na negociação específica
– Renovação do Acordo do ano passado para 2016 e 2017, exceto cláusulas que envolvem as visitas dos sindicatos aos novos funcionários e supressão do link de acesso ao site da Fetrafi-RS através da Intranet do Banco;
– Atendimento de todo o acordo proposto pela Fenaban, inclusive reajustes diferenciados nos vales e auxílio-creche;
– Reajuste de 15% na 13ª Cesta Alimentação;
– Pagamento da PLR, Abono e diferenças salariais em até cinco dias após a assinatura do pré-acordo.
FONTE: Fetrafi-RS
FOTO: reprodução / Marisane Pereira / Fetrafi-RS