Entre os dias 12 e 16 de agosto, o Sindicato dos Bancários de NH e Região realizou a eleição da sua diretoria colegiada. Com o registro da chapa “Unidos Conquistamos”, que irá compor a direção da entidade no quadriênio 2024/2028.
A eleição foi realizada presencialmente nas 57 agências da região de atuação do Sindicato, nas cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Ivoti, Santa Maria do Herval, Morro Reuter, Presidente Lucena, Dois Irmãos e Estância Velha.
Ao todo, votaram 407 sócios da entidade, presentes nas agências. Não votaram as bancárias e bancários em férias, home office ou licença-saúde/maternidade/paternidade.
Dos 407 votos válidos, a chapa 1 obteve 96,81%, ou seja 394. O atual mandato encerra no dia 3 de novembro, quando será empossada a nova diretoria colegiada. Ao contrário de outros sindicatos, os Bancários optaram por esse formato de gestão horizontal, sem as funções de presidente e vice.
O coordenador de Organização e Política Sindical, representante da chapa, Marcos Bugs, da Caixa Econômica, avaliou o processo eleitoral e a nova chapa. “Uma eleição presencial, que vai até os bancários e bancárias, permite democratizar o processo, para que todos possam exercer o seu direito e a sua manifestação. A chapa Unidos Conquistamos é a reunião de todos sócios e sócias que tem interesse em participar do movimento sindical e construir uma luta coletiva. A chapa é composta por 31 bancários, com diferentes opiniões e visões, de todos os bancos, públicos e privados, o que permite muito diálogo e debate nas tomadas de decisões. O que importa é que saímos fortalecidos para continuar lutando contra o assédio nas agências, contra as irregularidades e contra o desrespeito aos direitos estabelecidos pela nossa Convenção”, pontuou Bugs.