Sindicato questiona programa SQV que avalia venda no Itaú

Bancários que trabalham no Itaú Unibanco estão sendo penalizados pelo programa Score de Qualidade de Vendas (SQV) em parceria com o Gera. Muitos inclusive foram demitidos após atingirem a pontuação estipulada pelo banco.

O programa do Itaú tem como objetivo avaliar o desempenho do bancário que faz a venda de produto ao cliente por meio de quatro indicadores: cancelamento da compra em até 4 meses, venda para o mesmo cliente, vendas seguidas de cancelamento ou ressarcimento e até as reclamações que são feitas nos órgãos externos como Bacen, Procon, Consumidor.gov, Reclame Aqui e redes sociais.

Após bancários apontarem mudanças na pontuação do SQV que passou de 15 para 10, o Sindicato questionou a direção do banco sobre a metodologia adotada para essa avaliação, já que em nenhum momento, mesmo comprovando que o bancário não fez venda errada, ele segue sendo penalizado.

Mesmo o banco comprovando, após apuração, que o bancário não fez venda errada de produto, a penalização recai sobre o bancário. O cliente, por estar insatisfeito com o produto, reclama porque quer solução do banco e isso não é culpa do bancário. Reivindicamos que seja revista essa forma de pontuação, porque mesmo a direção do banco informando que o bancário possa questionar por ferramenta interna, isso não ocorre na prática.

O Sindicato ainda questiona a informação de que só após várias demissões, o Itaú decidiu orientar todas as agências para que os gestores façam o treinamento da cartilha SQV e expliquem item a item. “Foi um erro do banco, remediado tardiamente. Só após inúmeras demissões é que os gestores decidiram treinar os bancários. Isso é um absurdo”, afirmou Sérgio Gomes, dirigente do SindiBancários NH e empregado do Itaú.

O Sindicato continua acompanhando esse caso e aguarda uma resposta do banco.

Fonte: Bancários SP 
Edição: Bancários NH 

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