Santander tem que respeitar jornada dos(as) bancários(as)

21 de janeiro de 2020

santander-1556139028885_v2_900x506

Fonte: FETRAFI/RS

O Santander anunciou que vai estender o horário de atendimento em suas agências em todo o país. Mas como o Santander tem uma tradição de tentar fazer o(a) bancário(a) trabalhar mais sem precisar pagar hora extra, o SindBancários faz um alerta.

O banco informa que não vai estender a carga horária das atuais 6h. Mas, na dúvida, se você, colega do Santander, estiver sendo “convidado(a)” a permanecer na agência além de seu horário de trabalho habitual, entre em contato com o Sindicato. A denúncia é anônima.

Cabe aos funcionários denunciarem ao Sindicato casos de excessivas e ilegais jornadas além das construídas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que fechamos em 2018 e que tem validade por dois anos, até 31 de agosto de 2020.

Nossa jornada é de 6H, de segundas a sextas-feiras. Em maio de 2019, o banco tentou abrir agências aos sábados pela manhã em todo o país, afirmando que os bancários estavam fazendo trabalho voluntário de educação financeira dos clientes.

Por isso que, quando o banco espanhol anuncia que vai esticar o horário de atendimento aos seus clientes das 9h30 às 16h30, o Sindicato fica em alerta. Segundo o banco os caixas funcionarão somente das 10h às 16h.

O banco também garantiu que todos os funcionários da agência terão carga normal de horas diárias e que foram tomadas as devidas medidas de segurança para abertura e fechamento neste período.

Lembrando que o Banco Central autoriza a flexibilização dos horários desde que respeitada a jornada da categoria.

Denuncie

Em caso de desrespeito à sua jornada de trabalho, entre em contato com o Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo e Região e denuncie, de forma anônima pelo fone  (51) 3594-5418.

Seu nome será mantido em sigilo.

Localização

Rua João Antônio da Silveira, 885, Centro, Novo Hamburgo

Revista ContraOrdem

Contra Ordem
Agosto 2020
Ver essa edição Ver edições antigas

Novidades pelo whatsapp

Inclua o número (51) 99245-5813 nos contatos do seu celular.

Parceiros:

Direitos reservados - Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região