Nenhum direito a menos! Fetrafi-RS lança cartilha convocando trabalhadores

28 de novembro de 2016

Dirigentes do Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região participaram do ato de lançamento, em Porto Alegre, na última quinta-feira.

grande_1_1479992251

A luta contra os ataques neoliberais do governo ilegítimo de Michel Temer ganhou um novo instrumento na última quinta-feira, dia 24. Para ampliar as ações da Campanha em defesa dos Direitos, a Fetrafi-RS promoveu o lançamento de uma cartilha específica, com abordagem dos principais projetos e medidas em tramitação no Congresso e no Senado, que atingem os trabalhadores.

O objetivo do material é salientar a importância da luta coletiva neste momento de ameaça a conquistas históricas da classe trabalhadora no Brasil. Quem explica é o diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Baes Bacelo, destacando o novo momento da campanha e a necessidade da inserção dos bancários nos movimentos de resistência. Além dos ataques à CLT, o dirigente denuncia o desmonte das instituições públicas. “Esta semana foi anunciado um plano de reestruturação no Banco do Brasil, que visa ao seu sucateamento, preparando o banco para uma possível privatização”, arumenta. “Eles querem terminar o serviço da onda neoliberal dos anos 1990, que conseguimos interromper em 2002, garantindo a manutenção da Caixa, do BB e outras estatais.”

O (des) governo Sartori, no RS, também é alvo de resistência. Bacelo lembrou que o governo do PMDB acaba de propor um pacote de medidas que acaba com a maior parte da estrutura estatal. “Após vender a crise por quase dois anos, o desgoverno Sartori mais uma vez impõe a conta da crise aos servidores, ao conjunto dos trabalhadores e ao povo gaúcho, por meio da extinção de fundações e da privatização de empresas públicas rentáveis.”

A mesa de abertura do evento contou ainda com saudações da diretora da Fetrafi-RS e CUT/RS, Isis Marques, do presidente do SindBancários, Everton Gimenis e do diretor da Fenae e da CUT/Nacional, Daniel Gaio. Os dirigentes sindicais ressaltaram a importância da iniciativa da Federação para organização do movimento nacional de resistência aos retrocessos trabalhistas e sociais.

Após o lançamento da Cartilha, a Fetrafi-RS promoveu um painel com o filosófo e coordenador da Frente Povo sem Medo, Guilherme Boulos. A atividade lotou o Auditório do 3º andar da sede da Federação, em Porto Alegre.

União da classe trabalhadora é fundamental,

defendem dirigentes de NH e Região

Dirigentes do Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região participaram do lançamento e defendem que somente com a união da classe trabalhadora será possível enfrentar os ataques. E Joey de Farias, da direção executiva, entende que a mobilização vai além da luta pela preservação da CLT. “Estamos assistindo, atônitos, ataques à direitos constitucionais básicos, com a PEC da Morte”, lembra o dirigente. “Se não formos às ruas imediatamente poderá ser tarde.” Ele chama a atenção ainda para o risco imimente de perda de direitos também na seguridade social, tanto para trabalhadores de empresas privadas quanto públicas.

A opinião é compartilhada com Juberlei Baes Bacelo, que diz que a Cartilha é um ponto de retomada da Campanha em Defesa dos Direitos, destacando a contribuição dos bancários para o enfrentamento coletivo, a fim de barrar todos os ataques. “Temos que construir uma profunda unidade – com a mobilização de toda a classe trabalhadora e os movimentos sociais – para que seja possível criar uma grande resistência”, convoca o dirigente da Fetrafi-RS.

Com informações de Comunicação/Fetrafi-RS

Localização

Rua João Antônio da Silveira, 885, Centro, Novo Hamburgo

Revista ContraOrdem

EDIÇÃO 1
Junho 2021
Ver essa edição Ver edições antigas

Novidades pelo whatsapp

Inclua o número (51) 99245-5813 nos contatos do seu celular.

Parceiros:

Direitos reservados - Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região