Dia do Bancário e da Bancária: LUTA E RESISTÊNCIA

28 de agosto de 2019

Dia

A data de comemoração da categoria bancária é uma homenagem a um momento histórico de extrema importância para esses profissionais no país.

No dia 28 de agosto de 1951, o Sindicato de Bancários de São Paulo entrou em greve após receber uma proposta de reajuste salarial insignificante do governo. Os profissionais pediam, na época, 40% de melhoria salarial e melhores condições de trabalho.

Dia do Bancário e da Bancária

Greve dos bancários de 1951
Vários outros sindicatos por todo o território nacional aderiram à greve, no entanto, não aguentaram a pressão e acabaram por aceitar as propostas do governo, que estavam bem abaixo da média solicitada pela categoria bancária.

Apenas em São Paulo os trabalhadores continuavam resistindo às pressões. Em 5 de novembro, após 69 dias em greve, os trabalhadores conseguiram um reajuste de 31% no salário. Uma grande vitória para a categoria, que passou a ser perseguida depois da greve. Muitos perderam seus empregos e foram alvo de represálias.

A insistência e força dos profissionais daquela época se tornou um exemplo para toda a categoria. Por isso, o dia 28 de agosto é lembrado como o Dia dos Bancários em todo o Brasil.

Mensagem para o Dia dos Bancários
Nesta data, não há valor que cobre todo o profissionalismo, dedicação e comprometimento que você tem com os clientes e a instituição! Parabéns e feliz dia!

Hoje é dia de liquidar com a tristeza, estourar com o estresse, abrir uma conta na alegria e compartilhar boas energias com todo mundo! Parabéns pela sua competência!

Feliz Dia do Bancário!

Localização

Rua João Antônio da Silveira, 885, Centro, Novo Hamburgo

Revista ContraOrdem

EDIÇÃO 1
Junho 2021
Ver essa edição Ver edições antigas

Novidades pelo whatsapp

Inclua o número (51) 99245-5813 nos contatos do seu celular.

Parceiros:

Direitos reservados - Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região