Amanhã, dia 26 de abril, os funcionários da Caixa Econômica Federal de todo o País vão vestir preto, em luto pelo início da privatização de concessões da Caixa, com o fatiamento da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex). Em toda região, funcionários da Caixa receberam camisetas pretas com a frase: eu defendo a Caixa 100% pública.
O protesto está sendo convocado para que os trabalhadores do banco público possam mostrar a sua indignação. Para o funcionário da caixa e dirigente do Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo e Região, Marcos Bugs, o início do processo de privatização é motivo de preocupação. “Manter a Caixa 100% pública evita que a população seja privada de políticas sociais na área de habitação, da educação, esporte, saneamento básico, dentre outras. Além disso, a Caixa é responsável pela gestão do FGTS, PIS, seguro desemprego e Fies, políticas importantes que trouxeram melhorias reais aos brasileiros nos últimos anos.
Os funcionários também estão sendo convidados a postarem fotos com a placa em defesa da Caixa e postarem em suas redes sociais com a hashtag: #acaixaédopovo.