Dia 13 de fevereiro é dia de luta pela Caixa

10 de fevereiro de 2020

GIRET NH

Fonte: Contraf

Em todo o Brasil, o dia 13 de fevereiro foi escolhido como dia de protesto dos servidores da Caixa Econômica Federal contra as decisões que a direção do banco está adotando. O Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo e Região se une a esta luta, e convida a todos os bancários a utilizarem preto. A mobilitação é organizada nacionalmente pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e integrantes da Comissão Executiva dos Empregados (CEE).

Uma notícia veiculada nesta sexta-feira, dia 7, aumentou ainda mais o clima de apreensão entre os trabalhadores. Segundo a agência Reuters, a direção do banco estuda um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV) e fechamento de agências como parte de um pacote de medidas que visa preparar a empresa para venda de ativos.

“As decições da direção da Caixa são uma afronta aos seus trabalhadores, gerando um clima de medo e adoecimento dos nossos bancários”, enfatiza Marcos Bugs, dirigente do Sindibancários NH e funcionário da Caixa.

As entidades orientam a categoria a realizar atos em todo o país no Dia Nacional de Luta, convocado para 13 de fevereiro, vestindo preto em sinal de protesto, realizando reuniões com os colegas e conversando com a população sobre os riscos do desmonte do banco social do país.

Conforme a matéria da Reuters, as mudanças são parte da estratégia para pulverizar a estrutura administrativa e orientá-la para um foco maior na venda de produtos e que essa movimentação ocorre no momento que o banco se prepara para vender ativos como a Caixa Seguridade, cartões, de gestão de recursos e de loterias. O diretor de Comunicação e Imprensa da Fenae, Marcos Aurélio Holanda, que também é do Sindicato dos Bancários do Ceará, criticou o anúncio de um novo PDV: “De 2014 para cá o banco perdeu mais de 20 mil empregados. Uma série de direitos estão ameaçados. É fundamental que estejamos na luta para evitar esse desmonte”, afirmou.


Localização

Rua João Antônio da Silveira, 885, Centro, Novo Hamburgo

Revista ContraOrdem

Contra Ordem
Agosto 2020
Ver essa edição Ver edições antigas

Novidades pelo whatsapp

Inclua o número (51) 99245-5813 nos contatos do seu celular.

Parceiros:

Direitos reservados - Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região