O Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo e Região participou em peso do Congresso Estadual da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS), que aconteceu no sábado e domingo, dias 13 e 14 de abril, em Porto Alegre, na sede da entidade.
Além da eleição do Colegiado Executivo, Conselho Fiscal e dos representantes sindicais e suplentes para o próximo período, o Congresso foi permeado por diversos debates sobre a situação da categoria, as pautas de luta e conjuntura atual dos governos federal e estadual.
O evento teve início com a exposição sobre Análise de Conjuntura da Atualidade, com o ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, o sociólogo Miguel Rosseto. Ainda no sábado, foi realizada uma exposição sobre o Sistema Geral da Previdência e Reforma da Previdência, com Carlos Eduardo Gabas, assessor da Secretaria Geral da Contraf/CUT e ex-Ministro da Previdência Social.
Além da Reforma da Previdência, outro tema bastante discutido durante o Congresso foi o dos bancos públicos. O vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto, realizou a exposição sobre Defesa dos Bancos Públicos.
O segundo dia foi reservado às questões da eleição, debates de propostas e resoluções, bem como a discussão sobre os critérios de participação, compromissos e diretrizes da Fetrafi. Novo Hamburgo terá dois representantes na chapa da direção da Federação: Marcos Bugs, do Sindicato dos Bancários de NH, e Michele Venzo, funcionária da Caixa (agência NH).