A 15ª Plenária/Congresso Estadual Extraordinário da CUT-RS será realizada no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, no centro de Porto Alegre. O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de julho (sexta-feira e sábado) e terá como objetivo avaliar a conjuntura política e econômica do estado e do país e definir o plano de ação sindical para o próximo período. Ao final do encontro serão eleitos os delegados e as delegadas que participarão da 15ª Plenária/Congresso Extraordinário e Exclusivo Nacional da CUT, que está marcado para os dias 29, 30 e 31 de agosto, em São Paulo.
“O enfrentamento ao golpe impõe a necessidade de fazer um balanço da nossa resistência e aprovar uma nova jornada de lutas para defender os direitos da classe trabalhadora”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo. Para ele, “a greve geral foi a maior já realizada na história recente do Brasil, mas a luta continua contra as reformas da Previdência e trabalhista e contra os demais ataques do governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB)”.
“Também permanecemos mobilizados contra os projetos de desmonte do estado que o governo Sartori (PMDB) vem pautando desde que assumiu. Precisamos fortalecer a resistência em defesa dos serviços e dos servidores públicos e contra a venda de patrimônio do povo gaúcho”, ressalta Claudir.
Principais orientações
O período para realização de assembleias de base para eleição de delegados começou no dia 24 de abril e segue até o dia 24 de maio, devendo ser especialmente convocadas para este fim e informadas com antecedência de cinco dias à CUT-RS, que definirá a presença de um representante da CUT para acompanhamento.
Cada sindicato filiado apto a participar deve eleger delegados, levando em consideração o coeficiente de um para cada 1.000 sócios quites ou fração de 50% + 1.
Entidades filiadas impossibilitadas de participar com delegados poderão comparecer com observadores, indicando de 1 a 2, sendo as despesas por conta da entidade.
Para a eleição de delegados, é obrigatório obedecer ao critério da cota de gênero em no mínimo 30%, sendo vedada a substituição de um sexo pelo outro.
Todos os diretores que compõem a direção estadual da CUT-RS, ou seja, integrantes da executiva e demais diretores, exceto conselho fiscal, serão delegados natos, porém devem ser referendados nas assembleias de base.
Coordenação
A Coordenação da 15ª Plenária/Congresso Estadual Extraordinário é formada pelos dirigentes da CUT-RS Amarildo Cenci, Vitalina Gonçalves, Paulo Farias, Dary Beck Filho e Marcelo Carlini.
FONTE: CUT-RS
FOTO: CUT-RS