Dia 13 de fevereiro é dia de luta pela Caixa

10 de fevereiro de 2020

GIRET NH

Fonte: Contraf

Em todo o Brasil, o dia 13 de fevereiro foi escolhido como dia de protesto dos servidores da Caixa Econômica Federal contra as decisões que a direção do banco está adotando. O Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo e Região se une a esta luta, e convida a todos os bancários a utilizarem preto. A mobilitação é organizada nacionalmente pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e integrantes da Comissão Executiva dos Empregados (CEE).

Uma notícia veiculada nesta sexta-feira, dia 7, aumentou ainda mais o clima de apreensão entre os trabalhadores. Segundo a agência Reuters, a direção do banco estuda um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV) e fechamento de agências como parte de um pacote de medidas que visa preparar a empresa para venda de ativos.

“As decições da direção da Caixa são uma afronta aos seus trabalhadores, gerando um clima de medo e adoecimento dos nossos bancários”, enfatiza Marcos Bugs, dirigente do Sindibancários NH e funcionário da Caixa.

As entidades orientam a categoria a realizar atos em todo o país no Dia Nacional de Luta, convocado para 13 de fevereiro, vestindo preto em sinal de protesto, realizando reuniões com os colegas e conversando com a população sobre os riscos do desmonte do banco social do país.

Conforme a matéria da Reuters, as mudanças são parte da estratégia para pulverizar a estrutura administrativa e orientá-la para um foco maior na venda de produtos e que essa movimentação ocorre no momento que o banco se prepara para vender ativos como a Caixa Seguridade, cartões, de gestão de recursos e de loterias. O diretor de Comunicação e Imprensa da Fenae, Marcos Aurélio Holanda, que também é do Sindicato dos Bancários do Ceará, criticou o anúncio de um novo PDV: “De 2014 para cá o banco perdeu mais de 20 mil empregados. Uma série de direitos estão ameaçados. É fundamental que estejamos na luta para evitar esse desmonte”, afirmou.


Localização

Rua João Antônio da Silveira, 885, Centro, Novo Hamburgo

Revista ContraOrdem

EDIÇÃO 1
Junho 2021
Ver essa edição Ver edições antigas

Novidades pelo whatsapp

Inclua o número (51) 99245-5813 nos contatos do seu celular.

Parceiros:

Direitos reservados - Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região