Precisamos conversar sobre a depressão no meio bancário

23 de setembro de 2021

Estamos no Setembro Amarelo, um mês inteiro dedicado ao combate e prevenção ao suicídio. As doenças mentais, como qualquer doença do corpo, exigem cuidado, acompanhamento e tratamento. Mas, diferente das outras doenças, causadas por vírus, bactérias ou agentes externos, a maioria das doenças psicológicas está ligada aos processos químicos do nosso corpo e de situações perturbadoras, traumatizantes ou frustrantes do dia a dia.

Assim sendo, é impossível falar de combater as doenças mentais sem falar daquilo que nos rodeia. Uma pandemia mundial, uma grave crise econômica, alimentos básicos com custos elevadíssimos, um desemprego que atinge quase 15% da população, outros 6 milhões de pessoas que já desistiram de procurar emprego e ainda outros 35 milhões de brasileiros vivendo na informalidade, sem direitos.

Saúde mental exige bem-estar. Poder sustentar a si a sua família. Ter um ambiente de trabalho acolhedor e justo, ter segurança financeira para si e para aqueles ao seu redor.

Muitas pessoas desconhecem este dado, mas a categoria bancária é a segunda que mais adoece no país, atrás apenas dos professores, segundo os dados do INSS. Isso é resultado de um ambiente de trabalho tóxico, do assédio moral tão conhecido dentro das agências, cobranças abusivas e metas inalcançáveis impostas pelas gerências. Desde 2013, doenças psicológicas ultrapassaram as Ler/Dort como principais causas de afastamentos na categoria.

Por tudo isso, falar de prevenção ao suicídio também é falar de saúde no trabalho. Nenhuma meta vale a sua vida! Fique atento aos sinais do seu corpo e, se precisar, procure ajuda. Lembre-se que nossa CCT assegura direitos aos trabalhadores adoecidos, que podem e devem contar com o Sindicato.

Mande uma mensagem pra gente, será um prazer te orientar. E nos ajude a divulgar a campanha, o colega ao seu lado pode estar precisando. Agir salva vidas! Nossa Coordenadoria de Saúde está disponível para te atender, te acompanhar e ajudar no que for preciso.

Localização

Rua João Antônio da Silveira, 885, Centro, Novo Hamburgo

Revista ContraOrdem

EDIÇÃO 1
Junho 2021
Ver essa edição Ver edições antigas

Novidades pelo whatsapp

Inclua o número (51) 99245-5813 nos contatos do seu celular.

Parceiros:

Direitos reservados - Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região