COE cobra do Itaú novo modelo de negociações

17 de fevereiro de 2022

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú aproveitou a primeira reunião de 2022 com a diretoria do banco, na tarde desta quarta-feira (16), para cobrar soluções para as reivindicações apresentadas no último ano, como mudanças no programa de remuneração variável, GERA; o alto índice de demissões, inclusive entre pessoas com deficiência (PCDs); banco de horas negativas; aumento de casos de Covid-19, com volta do crescimento do número de mortos; aumento do assédio moral e fechamento de agências.

“Chegamos à conclusão de que este modelo de negociação não está sendo efetivo, por isso, sugerimos um novo formato, com uma pauta única e a obrigatoriedade de encaminhamento para a solução no próprio encontro”, explicou Jair Alves, coordenador da COE Itaú. “O banco concordou e já definimos as pautas dos dois próximos encontros”, completou, ao informar que a reunião agendada para o dia 9 de março será sobre banco de horas negativo. No dia 16 de março será debatido remuneração.

Remuneração

As alterações feitas no programa de remuneração variável, GERA, para 2022 tem causado bastante reclamação entre os trabalhadores, que denunciam que a pressão aumentou, as metas estão muito difíceis de ser alcançadas e, por isso, estão recebendo menos.

O representante da Fetrafi-RS na COE Itaú, Eduardo Munhoz, destacou a pressão do Banco por metas improváveis de serem alcançadas dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Itaú. “Muitos colegas acabam sendo demitidos por não seguirem a cartilha do Banco na hora de vender produtos. Eles dizem que não há como atingir as metas da forma como a venda é orientada”, afirmou.

Banco de horas negativas

O acordo do modelo de compensação do banco de horas negativas, negociado pela COE e aprovado pelos trabalhadores no início de 2021, garantiu aos bancários um período de 18 meses, a partir do mês de março, com o limite de duas horas por dia, para compensar as horas negativas. “Está chegando o prazo final de compensação, que é agosto, precisamos iniciar a negociação para a ampliação deste prazo, pois muitos trabalhadores não estou conseguindo compensar”, Valeska Pincovai, representante do Sindicato dos Bancários de São Paulo, na COE Itaú.

O acordo de banco de horas negativo foi negociado para garantir os direitos dos trabalhadores que foram afastados ou em regime de rodízio nas agências, por conta da pandemia de coronavírus.

Agências

O movimento sindical apontou que, no balanço divulgado pelo banco na semana passada, conta apenas 15 agencias fechadas. Pelo levantamento dos sindicatos de bancários de todos o Brasil, este número é, no mínimo, o triplo. O banco ficou de estudar o desencontro dos números e dar um retorno.

Sindicato orienta cautela no PDV.

O Itaú anunciou nesta quinta-feira (17) a abertura de Programa de Desligamento Voluntário (PDV). Nos próximos dias, o banco divulgará as regras de elegibilidade ao PDV e o que é oferecido aos trabalhadores que aderirem ao programa.

Conforme o dirigente sindical, Bruno Louzada, responsável pela coordenadoria de Saúde do SindiBancários NH, as notícias que se tem deste novo PDV dão conta de que o banco dará foco aos bancários e bancárias que ficaram doentes em função do trabalho.

“Assim que o Itaú lançar o PDV, vamos estudá-lo com cuidado. As notícias que temos são de que este será um PDV voltado às pessoas próximas à aposentadoria e pessoas que o próprio banco adoeceu. Ou seja: é preciso analisar caso a caso se é vantajoso para os trabalhadores e trabalhadoras. Assim que tivermos a informação completa, vamos colocar nosso departamento jurídico à disposição da categoria para orientar e tirar dúvidas, também realizando reuniões de esclarecimento”, destacou Bruno.

Confira resumo das premissas do PDV do Itaú

As informações e detalhes serão publicados em Março e as adesões seriam na última semana do mês que vem.

A população elegível quem preenche um dos requisitos abaixo:

1) Idade mínima de 60 anos completos até 31/12/22;

2) Afastados por motivo de saúde por mais de 30 dias em 31/01/22;

3) Estáveis decorrentes de retorno de licenças (B91 ou B31);

4) Lotados na Gerência de Recursos Especiais;

5) Cargos em extinção a serem divulgados ainda.

O pacote de benefícios será igual ao PDV de 2019. São duas opções para escolher o que for mais interessante ao optante pelo PDV.

IMPORTANTE: este comunicado é apenas prévio. Não há canal de esclarecimento de dúvidas até a divulgação das regras em Março/22.

Fonte: Contraf-CUT, com edição da Fetrafi-RS

Localização

Rua João Antônio da Silveira, 885, Centro, Novo Hamburgo

Revista ContraOrdem

EDIÇÃO 1
Junho 2021
Ver essa edição Ver edições antigas

Novidades pelo whatsapp

Inclua o número (51) 99245-5813 nos contatos do seu celular.

Parceiros:

Direitos reservados - Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região