Capoani é o 21º deputado a assinar criação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul

20 de fevereiro de 2017

10965_FD_1487598886

O deputado Gilberto Capoani (PMDB) se tornou, na tarde da sexta-feira, 17/2, o 21º deputado a assinar a lista de criação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público na Assembleia Legislativa. Capoani recebeu em seu gabinete dirigentes do SindBancários e da Fetrafi-RS. A Frente, proposta pelo deputado Zé Nunes (PT), já tem as assinaturas suficientes e terá ato de instalação em 15 de março no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa.

Capoani, ex-diretor do Banrisul, contou que havia conversado com a bancada do PMDB na Assembleia e avisado que iria assinar a criação da Frente. “Eu tinha dito para os meus colegas da bancada que precisávamos nos reunir para decidirmos sobre uma posição. Eu tinha dito também para o governo do Estado que, na renegociação da dívida, não incluíssem o Banrisul. Enquanto o Banrisul estiver dando lucro, não tem porque privatizar”, afirmou Capoani.

O deputado disse também que irá propor à bancada, formada por oito deputados do PMDB na Assembleia, em reunião na manhã da segunda-feira, 20/2, um debater a respeito da questão do Banrisul. Capoani também assinalou que pretende conversar diretamente com o governo de José Ivo Sartori e deixar clara sua posição. “Se a bancada decidir que não terá posição sobre o Banrisul, eu mesmo farei uma carta para o governo. Acredito que vamos aglutinar mais gente”, acrescentou.

O diretor da Fetrafi-RS e funcionário do Banrisul, Sergio Hoff, explicou que os dirigentes sindicais irão continuar visitando deputados estaduais na Assembleia Legislativa para ampliar o número de apoios para defender o Banrisul. “Demos mais um passo na nossa luta para defender o Banrisul da renegociação de dívida. O caráter da Frente é apartidário, democrático e propositivo. Estamos buscando apoio de deputados independente de partido político para debater a importância do Banrisul público no parlamento gaúcho”, assinalou.

A diretora de comunicação do SindBancários Ana Guimarzens, também funcionária do Banrisul, disse que o engajamento de um deputado da base governista na Assembleia demonstra a importância do Banrisul se manter público. “Pegamos mais uma assinatura. Viemos conversar com um ex-diretor do Banrisul que vai dialogar com a sua bancada para buscar mais adesões e apoios”, avaliou.

Calendário de mobilização

Terça-feira, 21/2: Grande Expediente na Assembleia Legislativa do deputado Zé Nunes sobre a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul.

Até a quarta-feira, 15/3: É a data limite para que os Sindicatos do Interior realizem plenárias em defesa do Banrisul.

Quarta-feira, 15/3: Ato de instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, às 17h.

Sábado, 18/3: Assembleia Nacional dos Banrisulenses na sede da Fetrafi-RS (Rua Fernando Machado, 820, Centro Histórico de Porto Alegre).

Os 21 deputados que já assinaram criação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público:

Adão Villaverde (PT)
Altemir Tortelli (PT)
Bombeiro Bianchini (PPL)
Ciro Simoni (PDT)
Eduardo Loureiro (PDT)
Enio Bacci (PDT)
Gilberto Capoani (PMDB)
Jeferson Fernandes (PT)
Juliana Brizola (PDT)
Juliano Roso (PCdoB)
Luiz Fernando Mainardi (PT)
Manuela D’Ávila (PCdoB)
Marlon Santos (PDT)
Miriam Marroni (PT)
Nelsinho Metralúrgico (PT)
Pedro Ruas (PSOL)
Ronaldo Santini (PTB)
Stela Farias (PT)
Tarcísio Zimmermann (PT)
Valdeci Oliveira (PT)
Zé Nunes (PT)

FONTE: SindBancários

FOTO: reprodução / Fetrafi-RS

Localização

Rua João Antônio da Silveira, 885, Centro, Novo Hamburgo

Revista ContraOrdem

EDIÇÃO 1
Junho 2021
Ver essa edição Ver edições antigas

Novidades pelo whatsapp

Inclua o número (51) 99245-5813 nos contatos do seu celular.

Parceiros:

Direitos reservados - Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região