90 anos de Banrisul: Parabéns para todos e todas banrisulenses!

12 de setembro de 2018

banriniver

O Banrisul completa hoje 90 anos, e toda sua trajetória deve ser creditada aos trabalhadores e trabalhadoras do banco, que contribuíram e contribuem para essa história de sucesso de um dos poucos bancos públicos existentes no Brasil.

reno1

O Banrisul foi criado para beneficiar a economia e o progresso do RS. Assim,  em 12 de setembro de 1928, o então presidente do Estado, Getúlio Dornelles Vargas, criou-o com o objetivo primeiro de empréstimos de longo prazo, uma solicitação insistente dos pecuaristas locais. Suas letras hipotecárias tinham garantia do Estado, facilitando sua colocação no mercado interno, e no exterior, a principal fonte de recursos para empréstimos de longo prazo. Entretanto, como os créditos hipotecários tinham baixo retorno, o Banco criou desde o início uma carteira de empréstimos de curto prazo, oferecendo um fluxo contínuo de empréstimos tanto à lavoura principalmente de arroz, como à pecuária e à indústria do charque – crédito ansiado pelos pecuaristas gaúchos

17679_pq

Em setembro de 1965 contava com uma rede de 135 agências, em 6 estados do Brasil. No ano seguinte, perseguindo a meta de se tornar a “Maior rede bancária gaúcha”, inaugurou mais dez agências, atendendo 108 municípios gaúchos, em nove estados, com 3524 funcionários. Num processo de conglomeração, a partir de 1965 adquiriu a Companhia União de Seguros Gerais e a Companhia de Armazéns Gerais do Rio Grande do Sul, em 1969 incorporou o Banco Regional de Pernambuco, em 1970 o Banco do Sul do Brasil sediado em Blumenau e com dez agências em Santa Catarina.

17677_pq

Em 1971, visando uma imagem mais positiva e popular, mudou sua sigla de BERGS, para outra mais eufônica: BANRISUL. Ao final de 1972 era o maior banco gaúcho, com 161 agências.

Sua missão deve ser promover o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul e atender pessoas de todos os segmentos econômicos e sociais. O Banrisul é uma sociedade de economia mista, sob forma de sociedade anônima, cujo maior acionista é e deve continuar sendo, o Estado do Rio Grande do Sul, com 56,97 % de participação. Possui 517 agências em 10 estados brasileiros, além de 2 agências no exterior. No Rio Grande do Sul participa em 98,52% da população gaúcha, com 494 agências e 187 postos de atendimento.

17674_pq

Como banco múltiplo estadual atua nas carteiras comercial, crédito financiamento e investimento, crédito imobiliário, desenvolvimento, arrendamento mercantil e de investimento.

Na carteira comercial desenvolve produtos, viabiliza investimentos, fortalece as relações com o setor público, o agronegócio, micro, pequenas e médias empresas e setor de serviços. Como banco de desenvolvimento, é articulador de negócios e principal parceiro da cadeia produtiva. Na atuação social, dedica-se a fomentar projetos para melhorar a qualidade de vida dos gaúchos, principalmente, nas áreas da educação, cultura, esporte e meio ambiente. Por isso é imprescindível que continue sendo um banco público.

Sem dúvida nenhuma, esses 90 anos de sucesso devem ser creditados principalmente aos bancários e bancárias que trabalharam e trabalham com afinco e determinação para manter o Banrisul funcionando a pleno vapor, mesmo com todos os percalços promovidos pelo atual governo do Estado.

Parabéns banrisulenses!

Localização

Rua João Antônio da Silveira, 885, Centro, Novo Hamburgo

Revista ContraOrdem

Contra Ordem
Dezembro 2019

 

Ver essa edição Ver edições antigas

Novidades pelo whatsapp

Inclua o número (51) 99245-5813 nos contatos do seu celular.

Parceiros:

Direitos reservados - Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região